Minha foto
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

sábado, 12 de janeiro de 2008

PROJETOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS

Projetos de Trabalho

Uma alternativa para viabilizar a interdisciplinaridade em nosso trabalho da escola e torná-la cada vez mais dinâmica e interessante.

“O uso da tecnologia em sala de aula possibilita um ensino e uma aprendizagem mais criativa, autônoma, colaborativa e interativa”
(Faria, 2001, p.60)

“Formar para as tecnologias é formar o julgamento, o senso-crítico, o pensamento dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e estratégias de comunicação”.
(Parrenoud, 2000, p. 128)

O que significa trabalhar com projetos didáticos pedagógicos?

Significa oferecer aos alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma idéia em realidade.
Significa ainda, ensinar formas de elaborar cronogramas com objetivos parciais, nos quais o trabalho em direção aos objetivos finais é avaliado permanentemente – de modo a corrigir erros de processos ou mesmo de planejamento. Alunos que planejam e implementam projetos aprendem a analisar dados, considerar situações e tomar decisões. É a partir de questões ou situações reais e concretas, contextualizadas que interessam de fato aos alunos. Compreender a situação-problema é o objetivo do projeto.
As ações e os conhecimentos necessários para a compreensão são discutidos e planejados entre os professores e os alunos. Todos têm tarefas e responsabilidades. É como se fosse uma viagem: estamos em Barra do Corda e queremos chegar a esse povoado (o caminho simboliza parte do que vamos aprender). Temos antes de decidir o que vamos fazer, o que levar, dividir tarefas etc. Durante a viagem precisamos também tomar novas decisões e assim por diante. A aprendizagem acontece durante todo o processo e não envolve apenas conteúdos. Aprendemos a conviver, a negociar, a nos posicionar, a buscar e selecionar informações, além de registrar todos esses passos.
Roteiro para elaboração de um Projeto
· Justificativa
· Tema
· Objetivos
· Séries
· Disciplinas envolvidas
· Recursos
· Etapas do Projeto
· Tempo previsto
· Culminância
· Avaliação
1 - Justificativa: justificar algo é mostrar a necessidade de trabalhar aquele assunto, ou seja, é fazer compreender os objetivos do trabalho.
2 - Tema: muitas vezes a escola traça um tema central e outras, parte da necessidade dos próprios alunos. O tema é o primeiro grande norteador do projeto. É a partir do tema que os alunos viajam em criatividade. É preciso lembrar um critério básico: nossa proposta é priorizar a seleção dos temas escolhidos pelos alunos.
3 - Objetivos: deverá expressar os propósitos e o sentido da ação que se pretende realizar. Na verdade, eles iluminam o processo, definindo o sentido do que se vai fazer e serve de guia para o desenvolvimento do projeto.
4 - Séries: refere-se às séries que vão desenvolver o projeto. Deve-se levar em conta a adequação da proposta do projeto às faixas etárias envolvidas.
5 - Disciplinas envolvidas: são as diversas disciplinas que estruturaram e integram o projeto.
6 - Recursos: é qualquer meio, material, pessoa, procedimentos etc. que com uma finalidade de apoio se incorpore no processo de aprendizagem de cada aluno.
Não se deve esquecer que antes de colocar os recursos à disposição dos alunos, deverá levar em conta os objetivos, tipos de recursos, circunstâncias, estratégias e condições dos alunos.
7 - Etapas do projeto: são as fases do projeto. É o roteiro de tudo que está planejado, permitindo não só uma visão maior, mas também o controle e o ajuste passo a passo.
8 – Tempo previsto: é a duração de todo o projeto. Deve-se levar em conta o número de aulas e a duração de cada atividade, de modo a não pressionar os alunos para terminar o trabalho, valorizando o produto e não o processo.
9 - Produto final:é a produção dos alunos, que poderá ser um livro, um informativo, um vídeo, um manual, etc.
10 - Culminância: na verdade é a grande apresentação da produção dos alunos, que também poderá culminar com uma ação comunitária. Porém, deve-se envolver toda a escola no processo.
11 – Avaliação: a avaliação deve ser processual e permanente com alunos e o corpo pedagógico da escola. Deverá ser realizada durante todo o processo com o objetivo de permitir, mediante a retro-alimentação imediata, que se introduzam ajustes durante o seu desenvolvimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Hernandéz F. A Organização do currículo
por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Mádicas, 1998.

Fazendas Ivani (org). Práticas interdisci-plinares na escola. São Paulo, ed. Cortez, 1991.