Minha foto
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

sábado, 8 de novembro de 2008

CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL CHEGA À URE DE PEDREIRAS

Teve início segunda quinzena de outubro, a formação continuada dos professores das escolas da URE de Pedreiras, que são um total de 34 Centros de Ensino e anexos. Neste primeiro, as formadoras Antonia Vieira Alves e Maria Arlete Diniz da Silva estiveram nos municípios de São Roberto e Esperantinópolis. Nas próximas semanas viajarão, para uma jornada de três semanas, as Formadas Iusa Bílio de Sousa Arruda, Maria Vanda de Souza Araújo, Antonia Vieira Alves, Maria Arlete Diniz da Silva e Irene Lima Chaves.
Por Multiplicadoras NTE/BC.

ESCOLAS DE BARRA DO CORDA REALIZAM III CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL

As escolas estaduais e municipais da Unidade Regional de Barra do Corda realizaram no período de 17/10 a 28/10/2008 a III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. A conferência é uma campanha pedagógica que traz a dimensão da política ambiental para a educação, que mobiliza e engaja jovens (entre 11 e 14 anos) em pesquisas e debates com a comunidade escolar sobre os desafios socioambientais contemporâneos. Este é um processo construtivista no qual as pessoas se reúnem, deliberam sobre os temas propostos e escolhem representantes que levam a outras instâncias as idéias consensuadas. A metodologia de Conferências de Meio Ambiente nas Escolas transforma cada escola em um espaço ativo de construção de conhecimento, que permite a participação democrática e o debate do global e do local simultaneamente. A sua simplicidade desperta e fortalece a participação da comunidade no debate de temáticas urgentes, usualmente restritas aos centros de pesquisa ou de formulação de políticas públicas. Esta ação, na qual a opinião dos jovens é respeitada e valorizada, promove o reconhecimento de que podemos assumir responsabilidades individuais e coletivas para promover a melhoria da qualidade de vida local e planetária. Segundo, a Profª Rebeca Pinto, Supervisora Pedagógica da URE de Barra do Corda, "a III Conferência tem sido muito gratificante, pois em 2003 somente 02 escolas realizaram o evento, em 2005 08 escolas, incluindo uma da rede privada. E este ano, zona urbana e rural (inclusive uma da área indígena) debateram, estudaram, pesquisaram e apresentaram trabalhos lindissímos e estão inscritas no Programa Vamos Cuidar do Brasil que no Maranhão, denomina-se Vamos Cuidar do Maranhão com as Escolas.

Por: Multiplicadoras NTE/BC

III CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Escolas de todo o Brasil realizaram no período de 1/10 a 6/11/2008, a III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que este ano, aborda a temática "Mudanças Ambientais Globais". A conferência tem como objetivos principais sensibilizar alunos e a comunidade escolar sobre os impactos do aquecimento global nas atividades humanas e ecossistemas e que medidas são necessárias para diminuir esses efeitos. Além de discutir as mudanças ambientais globais a partir dos subtemas: água, ar, terra e fogo; compreender as conseqüências do aquecimento global para o planeta Terra e quais são suas causas e perceber a relação existente entre os problemas locais, regionais e globais. O anexo do CE Antonio Corrêa, no Povoado Palmeiral realizou o evento no dia 27/10/08, quando a formadora Antonia Vieira Alves chegava para iniciar o Curso de Introdução á Educação Digital com os professores daquela escola e fez o registro do evento.
Por: Multiplicadoras NTE/BC.

CAPACITAÇÃO NA ESCOLA DA ALDEIA ZUTIA - ARAME/MA


As formadoras do NTE/BC no Curso de Introdução à Educação Digital, Profªs Antonia Vieira e Irene Chaves estiveram na primeira quinzena de outubro fazendo a capacitação dos professores da Escola CE Indígena Azuru na Aldeia Zutia municipio de Arame. O Cuso de Introdução à Educação Básica tem a duração de 40 h e faz parte do Proinfo Integrado, que visa a formação continuada dos professores e agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Por: Multiplicadoras NTE/BC.