Minha foto
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA ZONA URBANA E RURAL DE BARRA DO CORDA RECEBEM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

Em Barra do Corda, escolas da rede municipal localizadas na zona urbana e rural receberam laboratórios de informática do Programa Nacional de Informática na Educação/PROINFO do Ministério da Educação. Das escolas da zona urbana que já estão instalados os laboratórios, duas já foram capacitados (Unidade Integrada Isabel Cafeteira e Unidade Integrada Maria Emídia). Nas próximas semanas serão capacitados os professores das escolas UI Enoc Vieira, UI Otávia Bandeira, UI Deusdedith Cortez Vieira da Silva, UI Profª Maria Safira, UI Leoneis Chaves Chaves de Freitas, UI José Nogueira Arruda e UI Dep. Galeno Edgar Brandes. Logo, que os laboratórios das escolas da zona rural estiverem devidamente instalados, será organizado o cronograma de capacitação das mesmas. Todas essas ações fazem parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado que objetiva a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas e a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

ANIVERSARIANTES DE JULHO/AGOSTO

No retorno às atividades do segundo semestre, dia 02/08/2010, as formadoras do NTE, comemoraram o aniversário das aniversariantes de julho/agosto. Na ocasião cantamos parabéns a você para Profª Antonia Vieira – coordenadora do Núcleo e para a formadora Janete. D. Antonia, “mais um a janela se abre diante dos seus olhos. Mais um espinho foi retirado da flor, restando apenas a beleza de tão bela data. Continue trilhando pelos vales da vida, pois um dia encontrarás o mais belo jardim, o jardim que representará a realização de seus maiores sonhos”.

ENCONTRO DE COORDENADORES DOS NTE

Ocorreu nos dias 28 a 30/07/2010, o I Encontro de Coordenadores dos NTE's em São Luís – MA, com a finalidade de avaliar as ações desenvolvidas em 2009, analisar as pendências dos Programas Proinfo, Aluno Integrado e bolsistas, bem como realizar formação no ambiente e-proinfo e realizar orientações quanto á utilização do SIGETEC. Além dos coordenadores dos NTE's, participarm do encontro técnicos da Supervisão de Tecnologias Educacionais/STE e representantes da Superitendência de Educação Básica/SUEB.

ANIVERSARIANTES DO MÊS

No final do mês de junho, comemorou-se os aniversários das Formadoras Maria Vanda e Marise Araújo. “Queridas, aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias”. Que Deus ilumine, todos os dias da vida de vocês. Feliz Aniversário!!!!!!!!!!!

ENCONTRO DE FORMAÇÃO REFERENCIAIS CURRICULARES EM JENIPAPO DOS VIEIRAS

As formadoras do NTE/BC estiveram presentes na formação dos Referenciais Curriculares do Maranhão em Jenipapo dos Vieiras no dia 18/06/2010, tendo como objetivo apresentar as possibilidades de uso das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no contexto da sala de sala, como estratégias de fortalecimento da ação educativa, perpassando por todas as áreas do conhecimento e, consequentemente, por todos os componentes curriculares, fazendo-se, inclusive, nova apresentação do Computador e seus Aplicativos (Linux Educacional) e suas ferramentas.


MOMENTO PRESENCIAL DO CURSO ALUNO INTEGRADO

O encontro presencial do curso “Aluno Integrado”em Barra do Corda, com a Professora Neida Ávila, teve início dia 16/06/2010. O encontro teve duração de quatro (4) dias, de quarta-feira a sábado visando atender a grande demanda de alunos participantes. Segundo a tutora, houve um aproveitamento muito bom tanto pela presença quanto na participação dos alunos. Para isso, antes do momento presencial foi realizado um trabalho específico com os alunos participantes do curso pela a equipe dos professores formadores do NTE, com a finalidade de colaborar com os alunos, principalmente aqueles que tinham menos facilidade com a informática e navegação.

NTE CAPACITA ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS

O NTE de Barra do Corda capacitou na primeira semana de junho de 2010, alunos de escolas municipais para atuar como monitores visando ampliar suas possibilidades na aquisição de conhecimentos, com o uso de recursos de informática e auxiliar os professores nas atividades realizadas nos laboratórios de informática e envolver os alunos cada vez mais com a escola, motivando-os a apropriarem-se da tecnologia para que façam o melhor uso desta. nesta fase participaram os alunos das Unidades integradas Isabel Cafeteira e Maria Emídia Brandes Caldas, posteriormente alunos das outras escolas contempladas com laboratório de informática, terão a oportunidade de receber a mesma capacitação.