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O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

terça-feira, 28 de abril de 2009

DIA DA EDUCAÇÃO: UM CONVITE À REFLEXÃO DA PRÁXIS

Hoje, 28 de abril, comemora-se o Dia da Educação. Um dia para refletirmos sobre a nossa prática e nosso papel de mediador no processo de ensino e aprendizagem. Anísio Teixeira, nos diz que “os meios modernos de comunicação fizeram do nosso planeta um pequeno planeta e dos seus habitantes vizinhos uns dos outros”. Vera Lúcia Camara Zacharias, Mestre em Educação e Pedagoga, consultora do Centro de Referência Educacional, em Teoria de Vygotsky e Ação Docente: algumas implicações, enfatiza que “Vygotsky nos fornece uma pista, sobre o papel da ação docente: o professor é o mediador da aprendizagem do aluno, facilitando-lhe o domínio e a apropriação dos diferentes instrumentos culturais. Mas, a ação docente somente terá sentido se for realizada no plano da Zona de Desenvolvimento Proximal. Dessa maneira, continua a autora “é preciso que a Escola e seus educadores atentem que não tem como função ensinar aquilo que o aluno pode aprender por si mesmo e sim, potencializar o processo de aprendizagem do estudante. Eis aí o papel mediador do docente. O que me leva a perguntar agora: se esse postulado fosse bem compreendido, será que teríamos tantos problemas com a avaliação? Compreender os processos de ensino-aprendizagem e os fatores que nele influencia. Rever nossos procedimentos metodológicos e avaliativos. Compreender a importância do uso das TICs no processo educativo e principalmente como deve dar-se essa utilização. Significa não apenas ter acesso à matrícula, mas aos bens materiais e tecnológicos que a escola dispõe, significa apoiar os alunos para o desenvolvimento das habilidades e competências que não possuem dando-lhes condições de transformar seus conhecimentos prévios em conhecimento sistematizado através da nossa práxis em sala de aula.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. – Brasília : MEC/SEF, 1998
PROINFO: INFORMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2000
REVISTA TV ESCOLA nº 03 maio/junho 1996
http://www.centrorefeducacional.com.br/piaget.html acesso em 28/04/2009
Por: Janete Cavalcante