Subtemas: Água; Águas no Brasil; Hidrografia do BrasiL; Bacias hidrográficas; Hidrovias no Brasil; Hidrelétricas no Brasil; Águas subterrâneas; Aqüífero Guarani; Bases Institucionais; Transposição do Rio São Francisco; Principais rios que banham o Maranhão; O desperdício de água potável em Barra do Corda; Rios Corda e Mearim: poluição, assoreamento e devastação da mata ciliar.
Áreas envolvidas: Português, Matemática, Geografia, História e Ciências.
Séries envolvidas: 5ª/6ª, 7ª/8ª, 7ª e 8ª.
1. OBJETIVOS:
1.1 – GERAL:
Reconhecer a importância dos recursos hídricos do Brasil e identificar a importância dos recursos hídricos no Brasil, na Região Nordeste, na Região Nordeste, no Maranhão e no nosso município.
1.2 – ESPECÍFICOS:
Identificar os principais mananciais brasileiras, nordestinos, maranhenses e cordinos
Reconhecer a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos em geral;
Reconhecer a importância de preservar e proteger os recursos hídricos;
Identificar os principais mananciais e córregos do Bairro Trezidela, as fontes de desperdício de água potável na sede do município; as áreas desmatadas, assoreadas e poluídas nas margens dos rios Corda e Mearim; as fontes de poluição dos rios, como esgoto e lixo.
3. RECURSOS
Durante a execução do Projeto serão utilizados vários recursos como: biblioteca, músicas, textos diversos, livros, fitas VHS, reprojetor, microsistem, cartazes, câmeras fotográficas e filmadoras.
4. METODOLOGIA
Como ponto de partida será feito a exibição de um episódio da série Enciclopédia Eletrônica sobre a água no Planeta Terra. Durante a exibição do vídeo será feita uma discussão das informações do mesmo do interesse dos alunos. Em seguida será distribuído os textos para o estudo em grupo conforme as etapas abaixo. No decorrer da pesquisa (2ª e 3ª etapas), serão feitas a exibição dos vídeos: Tudo o que se pode fazer com água... e até quando?; Água; Recursos Aquáticos e Oceano. No final da 4ª etapa será feita a exibição do vídeo Água, guerra e paz da série Água, a gota da vida.
5. ETAPAS DO PROJETO
1ª Etapa: Cada grupo de alunos será contemplado com um subtema que será estudado e sistematizado de acordo com a criatividade do grupo. Antes, porém, o professor fará uma exposição prévia sobre o referido subtema.
Durante o estudo dos temas pelos alunos, o professor subdisiará o trabalho conforme as discussões e atividades desenvolvidas em sala de aula.
2ª Etapa: Pesquisar os subtemas, utilizando-se de diversas fontes: livros, revistas, enciclopédias e fazer a apresentação dos conteúdos sistematizados.
3ª Etapa: Realizar passeios e visitas aos rios Corda e Mearim com o objetivo de observar e registrar os pontos mais devastados, assoreados e poluídos; observar e registrar as fontes de desperdício de água potável através de fotos, desenhos, filmagens; identificar e registrar as principais fontes e córregos na sede do município.
4ª Etapa: Elaboração de uma apresentação sobre os aspectos observados durante a pesquisa e visitas feitas aos rios e fontes aquáticas, pontos críticos de assoreamento, poluição, devastamento do bairro, contendo as principais informações adquiridas. Num segundo momento dessa etapa, os grupos deverão apresentar soluções para os problemas identificados durante a pesquisa através de produções textuais, desenhos e maquetes.
5ª Etapa: Apresentação dos trabalhos pelos grupos na escola envolvendo a comunidade escolar. 6ª Etapa: Elaboração de um projeto que será apresentado e encaminhado à Câmara Municipal de Barra do Corda, contendo os problemas e sugestões de soluções apresentadas pelos alunos
6. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante todo o processo de realização do professores, de forma dialógica, diagnóstica, participativa, qualitativa e somativa envolvendo todos projetos das áreas envolvidas no projeto.
7. PRODUTO FINAL
Um livro com o registro dos córregos e fontes documentadas durante a pesquisa e do processo de assoremento e poluição dos rios Corda e Mearim;
Um projeto para ser enviado à Câmara Municipal sobre as fontes de disperdício de água potável no Bairro Trezidela, os processos de assoreamento, desmatamento, poluição dos rios Corda e Mearim, bem como as possíveis soluções para os problemas encontrados.
Guia de Consumo Sustentável, Preservação e Conservação da Água.
Guia Informativo sobre Bacia Hidrográfica do Rio Mearim.
DVD de vídeo e CD de vídeo contendo entrevistas com pessoas da comunidade e depoimentos dos alunos envolvidos no projeto e os principais momentos de execução do projeto.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
BRASIL, secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiros e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. MEC/SEF, 1998
CONSUMO, Sustentável: manual de educação. Brasília: MMA/IDEC, 2002
Sites:
http://www.geocities.com.br/
http://www.guardioesdabiosfera.com.br/
www.planetasustentavel.com.br
http://www.mma.gov.br/
www.mec.gov.br/secad
REALIZAÇÃO
Unidade Integrada Isabel Cafeteira
Professores, alunos, pessoal administrativo e comunidade escolar
GESTORA GERAL: Emirene de Sousa Santana
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Irene Lima Chaves, Ellen Enilza Reis Siebra