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O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

PROJETO DIDÁTICO PEDAGÓGICO: RECURSOS HÍDRICOS - UNIDADE INTEGRADA ISABEL CAFETEIRA

Subtemas: Água; Águas no Brasil; Hidrografia do BrasiL; Bacias hidrográficas; Hidrovias no Brasil; Hidrelétricas no Brasil; Águas subterrâneas; Aqüífero Guarani; Bases Institucionais; Transposição do Rio São Francisco; Principais rios que banham o Maranhão; O desperdício de água potável em Barra do Corda; Rios Corda e Mearim: poluição, assoreamento e devastação da mata ciliar.

Áreas envolvidas: Português, Matemática, Geografia, História e Ciências.

Séries envolvidas: 5ª/6ª, 7ª/8ª, 7ª e 8ª.

1. OBJETIVOS:

1.1 – GERAL:

Reconhecer a importância dos recursos hídricos do Brasil e identificar a importância dos recursos hídricos no Brasil, na Região Nordeste, na Região Nordeste, no Maranhão e no nosso município.

1.2 – ESPECÍFICOS:
Identificar os principais mananciais brasileiras, nordestinos, maranhenses e cordinos

Reconhecer a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos em geral;

Reconhecer a importância de preservar e proteger os recursos hídricos;

Identificar os principais mananciais e córregos do Bairro Trezidela, as fontes de desperdício de água potável na sede do município; as áreas desmatadas, assoreadas e poluídas nas margens dos rios Corda e Mearim; as fontes de poluição dos rios, como esgoto e lixo.

3. RECURSOS

Durante a execução do Projeto serão utilizados vários recursos como: biblioteca, músicas, textos diversos, livros, fitas VHS, reprojetor, microsistem, cartazes, câmeras fotográficas e filmadoras.

4. METODOLOGIA

Como ponto de partida será feito a exibição de um episódio da série Enciclopédia Eletrônica sobre a água no Planeta Terra. Durante a exibição do vídeo será feita uma discussão das informações do mesmo do interesse dos alunos. Em seguida será distribuído os textos para o estudo em grupo conforme as etapas abaixo. No decorrer da pesquisa (2ª e 3ª etapas), serão feitas a exibição dos vídeos: Tudo o que se pode fazer com água... e até quando?; Água; Recursos Aquáticos e Oceano. No final da 4ª etapa será feita a exibição do vídeo Água, guerra e paz da série Água, a gota da vida.

5. ETAPAS DO PROJETO

1ª Etapa: Cada grupo de alunos será contemplado com um subtema que será estudado e sistematizado de acordo com a criatividade do grupo. Antes, porém, o professor fará uma exposição prévia sobre o referido subtema.
Durante o estudo dos temas pelos alunos, o professor subdisiará o trabalho conforme as discussões e atividades desenvolvidas em sala de aula.
2ª Etapa: Pesquisar os subtemas, utilizando-se de diversas fontes: livros, revistas, enciclopédias e fazer a apresentação dos conteúdos sistematizados.
3ª Etapa: Realizar passeios e visitas aos rios Corda e Mearim com o objetivo de observar e registrar os pontos mais devastados, assoreados e poluídos; observar e registrar as fontes de desperdício de água potável através de fotos, desenhos, filmagens; identificar e registrar as principais fontes e córregos na sede do município.
4ª Etapa: Elaboração de uma apresentação sobre os aspectos observados durante a pesquisa e visitas feitas aos rios e fontes aquáticas, pontos críticos de assoreamento, poluição, devastamento do bairro, contendo as principais informações adquiridas. Num segundo momento dessa etapa, os grupos deverão apresentar soluções para os problemas identificados durante a pesquisa através de produções textuais, desenhos e maquetes.
5ª Etapa: Apresentação dos trabalhos pelos grupos na escola envolvendo a comunidade escolar. 6ª Etapa: Elaboração de um projeto que será apresentado e encaminhado à Câmara Municipal de Barra do Corda, contendo os problemas e sugestões de soluções apresentadas pelos alunos

6. AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante todo o processo de realização do professores, de forma dialógica, diagnóstica, participativa, qualitativa e somativa envolvendo todos projetos das áreas envolvidas no projeto.

7. PRODUTO FINAL

Um livro com o registro dos córregos e fontes documentadas durante a pesquisa e do processo de assoremento e poluição dos rios Corda e Mearim;
Um projeto para ser enviado à Câmara Municipal sobre as fontes de disperdício de água potável no Bairro Trezidela, os processos de assoreamento, desmatamento, poluição dos rios Corda e Mearim, bem como as possíveis soluções para os problemas encontrados.
Guia de Consumo Sustentável, Preservação e Conservação da Água.
Guia Informativo sobre Bacia Hidrográfica do Rio Mearim.
DVD de vídeo e CD de vídeo contendo entrevistas com pessoas da comunidade e depoimentos dos alunos envolvidos no projeto e os principais momentos de execução do projeto.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

BRASIL, secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiros e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. MEC/SEF, 1998
CONSUMO, Sustentável: manual de educação. Brasília: MMA/IDEC, 2002
Sites:
http://www.geocities.com.br/
http://www.guardioesdabiosfera.com.br/
www.planetasustentavel.com.br
http://www.mma.gov.br/
www.mec.gov.br/secad

REALIZAÇÃO

Unidade Integrada Isabel Cafeteira
Professores, alunos, pessoal administrativo e comunidade escolar

GESTORA GERAL: Emirene de Sousa Santana

COORDENADORA PEDAGÓGICA: Irene Lima Chaves, Ellen Enilza Reis Siebra

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