Minha foto
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

MULTIPLICADORAS DO NTE/BC VIAJAM PARA PARTICIPAR DO ENCONTRO SOBRE AS TECNOLOGIAS EM FORTALEZA - CE

As multiplicadoras do NTE/BC, Profª. IRENE LIMA CHAVES e Profª. MARIA VANDA DE SOUSA ARAÚJO participarão do encontro nos dias 09 a 11/04/2008 em Fortaleza – CE. Também participarão desse encontro os professores multiplicadores de Caxias, Timon, Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Bacabal, Barra do Corda, Presidente Dutra, Pinheiro, Itapecuru e São Luís. Além do Maranhão, o encontro reunirá professores multiplicadores dos seguintes estados: CE, PI, RO, RR, MS, RJ, SC e DF. Esse encontro tem como objetivo socializar a proposta do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional e faz parte das ações do Ministério da Educação que nos meses de abril, maio e junho, ofertará os cursos: Introdução à Educação Digital e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs. O objetivo do curso de Educação Digital é familiarizar, motivar e preparar os professores para a utilização de recursos básicos de computadores e internet. Esses computadores já trazem o sistema operacional Linux Educacional, software livre especialmente criado para as escolas públicas brasileiras, contendo diversos conteúdos e ferramentas de produtividade. Neste primeiro momento, os cursos serão destinados aos professores e gestores de escolas da rede pública de ensino que tenham recebido laboratórios de informática do ProInfo.

O MUNICÍPIO DE PRESIDENTE DUTRA É CONTEMPLADO COM UN NTE

As multiplicadoras do NTE de Barra do Corda, estiveram em Presidente Dutra nos dias 03 e 04/04/2008, dando suporte técnico pedagógico aos futuros multiplicadores que atuarão no NTE daquele município. O Maranhão agora ganha mais um Núcleo Tecnológico de Educação. Antes de Presidente Dutra ser contemplado com um núcleo, as escolas da URE de Presidente e Pedreiras estavam jurisdicionadas ao NTE/BC. Com a implantação de um núcleo no município vizinho, o NTE de Barra do Corda continuará acompanhando o processo de implantação do NTE de Presidente e as escolas da URE de Pedreiras até que o processo seja consolidado.

OFICINA DE LINUX EM FERNANDO FALCÃO

A equipe do NTE/BC esteve presente no dia 28 e 29/03/2008, no município de Fernando Falcão realizando mais uma oficina de Linux Educacional na Unidade Integrada Felicidade de Matos anexo do CE Prof. Galeno Edgar Brandes. Este trabalho faz parte das ações do Plano 2008 do NTE que visa oferecer oficinas no Sistema Operacional Linux para os professores das escolas contempladas com laboratórios de informática, antes de passarem pela capacitação oferecida pelo MEC. Nas oficinas, as multiplicadoras orientam sobre o uso dos aplicativos básicos do Linux, além de apresentar a pasta do Ministério da Educação que contem os objetos do RIVED, as obras literárias do domínio público, os videos do Projeto DVD na Escola e os hinos do acervo. Participaram deste encontro 25 profissionais da rede estadual e municipal. O NTE agradece a parceria firmada entre a Secretaria de Educação daquele município na pessoa da Profª. Rosângela Cavalcante e a Diretora da Unidade Integrada Felicidade de Matos, Profª. Crézia Antonia de Paiva Santana pelo apoio prestado.
Por: Multiplicadoras do NTE/BC