A equipe que atua nos NTE’s é composta por multiplicadores (docentes, nomeados e com especialização em Informática Educaticional). O NTE é um centro de formação inicial e continuada para docentes, técnicos e gestores. Atuam com duas funções básicas: capacitação e acompanhamento pedagógico às escolas que possuem laboratórios de informática. Os núcleos possuem uma equipe interdisciplinar de professores multiplicadores e visa oferecer suporte nas áreas tecnológicas e pedagógica no sentido de incentivar, orientar e acompanhar o desenvolvimento de projetos nas escolas da rede estadual e municipal, além de oferecer suporte à formação continuada de professores.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS NTEs
Executar e implementar a política de tecnologia educacional do Estado.
Sensibilizar equipe pedagógica, gestores, docentes, alunos e comunidade para a importância da utilização das tecnologias da informação e comunicação em benefício do processo educativo.
Assessorar as escolas da rede pública estadual na elaboração de seu projeto político pedagógico, especificamente no que se refere ao uso das novas tecnologias educacionais, para alcançar a melhoria da qualidade de ensino.
Assessorar as escolas na elaboração e implementação do seu projeto de tecnologia educacional e no planejamento das demais atividades que envolvam o uso das mídias, no sentido de assegurar a integral utilização dos Lied’s e demais recursos tecnológicos.
Capacitar continuamente os profissionais da educação que atuam nas escolas da rede pública estadual que possuem Lied.
Formar alunos monitores em micro informática básica.
Capacitar, orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos Coordenadores de Lied
Orientar, acompanhar e avaliar os projetos didáticos desenvolvidos pelas escolas com integração de mídias.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DO NTE/BC
Sensibilizar e incenvar as escolas para a incorporação da tecnologia de informação e comunicação no seu projeto político pedagógico.
Estruturar um sistema de formação continuada de professores no uso das novas tecnologias da informação, visando o máximo de qualidade e eficiência.
Desenvolver modelos de capacitação que privilegiem a aprendizagem cooperativa e autônoma, possibilitando aos professores de diferentes municípios da Unidade Regional a oportunidade de intercomunicação e interação com especialistas, o que deverá gerar uma nova cultura de educação à distância.
Capacitar professores para o uso das novas tecnologias da informação e comunicação de forma autônoma e ou independente, possibilitando a incorporação das TICs à experiência profissional docente de cada um, visando a transfromação de sua prática pedagógica.
Acompanhar e valiar in loco o processo instaurado nas escolas.