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O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

A equipe que atua nos NTE’s é composta por multiplicadores (docentes, nomeados e com especialização em Informática Educaticional). O NTE é um centro de formação inicial e continuada para docentes, técnicos e gestores. Atuam com duas funções básicas: capacitação e acompanhamento pedagógico às escolas que possuem laboratórios de informática. Os núcleos possuem uma equipe interdisciplinar de professores multiplicadores e visa oferecer suporte nas áreas tecnológicas e pedagógica no sentido de incentivar, orientar e acompanhar o desenvolvimento de projetos nas escolas da rede estadual e municipal, além de oferecer suporte à formação continuada de professores.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS NTEs

Executar e implementar a política de tecnologia educacional do Estado.
Sensibilizar equipe pedagógica, gestores, docentes, alunos e comunidade para a importância da utilização das tecnologias da informação e comunicação em benefício do processo educativo.
Assessorar as escolas da rede pública estadual na elaboração de seu projeto político pedagógico, especificamente no que se refere ao uso das novas tecnologias educacionais, para alcançar a melhoria da qualidade de ensino.
Assessorar as escolas na elaboração e implementação do seu projeto de tecnologia educacional e no planejamento das demais atividades que envolvam o uso das mídias, no sentido de assegurar a integral utilização dos Lied’s e demais recursos tecnológicos.
Capacitar continuamente os profissionais da educação que atuam nas escolas da rede pública estadual que possuem Lied.
Formar alunos monitores em micro informática básica.
Capacitar, orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos Coordenadores de Lied
Orientar, acompanhar e avaliar os projetos didáticos desenvolvidos pelas escolas com integração de mídias.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DO NTE/BC
Sensibilizar e incenvar as escolas para a incorporação da tecnologia de informação e comunicação no seu projeto político pedagógico.
Estruturar um sistema de formação continuada de professores no uso das novas tecnologias da informação, visando o máximo de qualidade e eficiência.
Desenvolver modelos de capacitação que privilegiem a aprendizagem cooperativa e autônoma, possibilitando aos professores de diferentes municípios da Unidade Regional a oportunidade de intercomunicação e interação com especialistas, o que deverá gerar uma nova cultura de educação à distância.
Capacitar professores para o uso das novas tecnologias da informação e comunicação de forma autônoma e ou independente, possibilitando a incorporação das TICs à experiência profissional docente de cada um, visando a transfromação de sua prática pedagógica.
Acompanhar e valiar in loco o processo instaurado nas escolas.
PERFIL DOS MULTIPLICADORES DO NTE/BC
Antonia Vieira Alves, professora da rede estadual de ensino, com função de multiplicadora do NTE/BC desde 1999, quando o núcleo foi criado. Licenciada em Pedagogia pela UEMA, com especialização em Informática na Educação pela UFRPE. Acompanhei os primeiros passos do NTE e pretendo continuar esta jornada por muito mais tempo, pois acredito no poder de integração das mídias á prática pedagógica como uma alternativa para melhorar a educação em nosso país.


Maria Arlete Diniz da Silva, licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão, com especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira – RJ. Professora da rede estadual de ensino com função de multiplicadora do NTE/BC desde 2003. Minha perspectiva, é contribuir com o núcleo, e acredito que a evolução das tecnologias modernas para a educação trará grande eficácia, e nesta conjuntura motivar e sensibilizar a criatividade de uma boa aprendizagem, como também, a transformação da sociedade.


Olga Ribeiro Passinho, licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão, com especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tenho a função de multiplicadora do NTE/BC, desde que este núcleo foi implantado em 1999. Tive o privilégio de acompanhar os primeiros passos desse NTE, colaborando com o meu trabalho para que a implantação da Informática na Educação fosse uma prática utilizada pelos professores das escolas que receberam laboratórios. É uma jornada que não termina aqui, mas que é uma continuação de um com algo mais que complementa o trabalho executado no NTE. Pretendo com empenho superando obstáculos concretização dos objetivos propostos pelo NTE e contribuir com esse trabalho enquanto me for permitido.

Irene Lima Chaves, licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão, com especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora da rede municipal e estadual de ensino com função de multiplicadora do NTE/BC desde 1999. Como Multiplicadora, acredito na Informática aplicada à Educação como instrumento pedagógico indispensável de inclusão social e digital, por abordar os recursos tecnológicos inter-relacionados aos princípios éticos, básicos para a formação de alunos e professores.
Janete de Abreu Cavalcante Rocha Formada em História pela Universidade Estadual do Maranhão.Leciona na rede pública municipal. É professora da rede pública estadual desde 1994. Foi a organizadora do acervo de Programas da TV Escola na Videoteca Municipal da rede pública pública de ensino e está envolvida com o Programa desde 1996. Como membro integrante deste a partir de maio de 2007 acredito que a educação não pode ficar alheia ao desenvolvimento tecnológico da sociedade globalizada e que todo esforço para promover a inserção das TICs na educação é válido.

PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO
É um programa de Educação a Distância realizado pela TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação) e produzido pela TVE Brasil, que tem como proposta a formação continuada e o aperfeiçoamento de docentes que trabalham em Educação, bem como de alunos dos cursos de magistério. O objetivo do programa é possibilitar que professores de todo o país revejam e construam seus respectivos princípios e práticas pedagógicas, mediante o estudo e o intercâmbio, utilizando diferentes mídias telefone, fax, TV, boletim impresso e computador em articulação com a educação presencial. Com uma dinâmica interativa, o Salto para o Futuro atinge por ano mais de 250 mil profissionais docentes em todo o Brasil.
Características do Programa Salto para o Futuro
· É um programa diário, apresentado de 19 às 20 horas e reprisado no dia seguinte às 11 e às 15 horas, na TV Escola. O programa é ainda reprisado pelas TVs Educativas e por emissoras comerciais (convênio MEC/ABERT). Tem a duração de uma hora e apresenta séries, em geral semanais, de debates sobre um determinado tema de interesse dos professores brasileiros. Cada programa conta com três debatedores. O debate se dá a partir da mediação de um âncora que recebe as perguntas ao vivo por telefone, fax, e.mail promovendo assim o debate entre os participantes. A grade de programação é fechada a cada ano, levando em conta as avaliações dos professores, considerando temas emergentes no campo da educação e contemplando as propostas do Ministério da Educação. Cada série conta com uma consultoria que, junto à equipe do Salto delineia a trajetória conceitual dos programas. As séries, na sua maioria, são voltadas para os professores que atuam no Ensino Fundamental, mas tanto a Educação Infantil, quanto o Ensino Médio têm sido tratados em séries específicas. As secretarias Estaduais de Educação e o SESC Nacional são os parceiros que nos estados se responsabilizam pela montagem e o acompanhamento das telessalas. Todos recebem o material impresso de apoio ao programa, composto de textos sobre as temáticas abordadas, sugestões de atividades e bibliografia, que é reproduzido e distribuído aos professores/cursistas. Este material (boletim) também é disponibilizado na Internet (site: www.tvebrasil.com.br/salto).

O PROGRAMA GESAC - GOVERNO ELETRÔNICO – SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO
O Programa GESAC beneficia prioritariamente as comunidades que apresentam baixo IDH (Íe que estão localizadas em regiões onde as redes de telecomunicações tradicionais não oferecem acesso local à internet em banda larga. O alvo estratégico do programa é universalizar entre a população o uso instrumental dos recursos tecnológicos para alavancar a aprendizagem contínua e autônoma, fomentando o exercício da cidadania, dando acesso às comunidades de baixa renda às tecnologias da informação e da comunicação, integrando assim escola e comunidade. As escolas beneficiadas com a referida antena têm acesso à internet 24 horas, a custo zero, bem como serviço gratuito de telefonia voip, em que os maiores beneficiados são os professores, alunos e a comunidade em geral. O Maranhão possui, atualmente, 168 (cento e sessenta e oito) pontos com antena GESAC, distribuídos em escolas das redes públicas estaduais e municipais.
PROGRAMA TV ESCOLA
A TV Escola é um Programa da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação, dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores da Educação Básica e ao enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. É um canal de televisão, via satélite, transmitindo 24 horas de programação diária, com repetições, de forma a permitir às escolas diversas opções de horário para gravar os conteúdos audiovisuais. A programação divide-se em cinco faixas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto Para o Futuro e Escola Aberta. Esta última, veiculada aos sábados, domingos e feriados, destinada à comunidade, apresentando programas sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável, saúde, entre outros temas de interesse da comunidade escolar em geral Os principais objetivos do TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino. Portanto, a programação da TV Escola estabelece uma relação estreita com o currículo escolar e com a formação continuada do professor.
PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) é um programa educacional criado em 09 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-estrutura Tecnológica, em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.O programa funciona de forma descentralizada. Sua coordenação é de responsabilidade Federal e a operacionalização é conduzida pelos Estados e Municípios. A finalidade do programa é disseminar o uso pedagógico das tecnologias de informática e telecomunicações nas escolas públicas de ensino fundamental e médio pertencentes às redes estadual e municipal. Os NTEs são locais dotados de infra-estrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software. Os profissionais que trabalham nos NTEs são especialmente capacitados pelo ProInfo/MEC para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de incorporação das novas tecnologias.
PROINFO NO MARANHÃO
O ProInfo foi implantado no Maranhão em 03 de junho de 1998, criado pelo decreto de nº 16.268, visando instrumentalizar professores e alunos da rede pública de ensino, para o uso das novas tecnologias da informática na educação. Em nosso Estado existem 09 (nove) NTEs, distribuídos nos seguintes municípios: São Luís, Balsas, Bacabal, Santa Inês, Barra do Corda, Imperatriz e Caxias.

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE BARRA DO CORDA - MA

Foi criado em 1999 e ao longo de sua história vem desenvolvendo suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Proinfo Nacional e órgãos superiores vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como um de seus desafios a integração de recursos tecnológicos existentes nas escolas, como vídeo, a TV, o DVD, o computador e muitos outros recursos, como mais uma ferramenta para melhorar a qualidade do ensino. Os programas atendidos pelo NTE de Barra do Corda, são: GESAC, TV ESCOLA, SALTO PARA O FUTURO e EAD.