Minha foto
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

domingo, 5 de setembro de 2010

Oficina Recursos Tecnológicos: Ferramentas Pedagógicas

Nos dias 13, 14, 21, 28/08 e 04/09/2010 foi realizada na Unidade Integrada Isabel Cafeteira, uma Oficina Recursos Tecnológicos: Ferramentas Pedagógicas com o objetivo de dinamizar a utilização adequada dos recursos que a escola possui: laboratório de informática, datashow, retroprojetor de slides, tv/dvd/escola, assim, os professores foram orientados a confeccionar transparências, manusear retroprojetor de slides, fazer planejamento de videoaula, criar apresentação em powerpoint/impress, salavar em formato de fotografia, criar cd/dvd de vídeo utilizando o movie maker e o nero, manusear os equipamentos TV e DVD player (fazer conexão, colocar mídia, dar play, parar, etc), a gravar apresentações utilizando o nero em CD-R, DVD-R, criar show de slides com fotos, apresentação em powerpoint/impress em formato de fotografia, inserir efeitos de transição, música, etc., a manusear o computador/datashow (fazer conexões, usar pendrives, mídia CD-R, DVD-R, etc). No final, os participantes, professores dos turnos matutino e vespertino, foram orientados a fazer planejamentos, seguindo um roteiro sugerido pela formadora, como o que segue:

PLANEJAMENTO DO USO DE COMPUTADOR COM INTERNET

Disciplina:


Série/Turma/Faixa Etária:


Objetivos:


Conteúdo Curricular:


Formas de mediação (procedimentos metodológicos):


Atividades que serão desenvolvidas pelos alunos:


Recursos tecnológicos utilizados:


Site:


Resultado esperado:


Produto final:


Procedimentos avaliativos:


Duração da atividade:


PLANEJAMENTO DO USO DO COMPUTADOR SEM INTERNET

Disciplina:


Série/Turma/Faixa Etária:


Objetivos:


Conteúdo Curricular:


Formas de mediação (procedimentos metodológicos):


Atividades que serão desenvolvidas pelos alunos:


Recursos tecnológicos utilizados:


Resultado esperado:


Produto final:


Procedimentos avaliativos:


Duração da atividade:


PLANEJAMENTO DO USO DE VÍDEO/TV/DVD ESCOLA

Disciplina:


Vídeo:


Ano:


Duração


Sinopse:


Série/Turma/Faixa Etária:


Objetivos:


Formas de mediação (procedimentos metodológicos):


Atividades que serão desenvolvidas pelos alunos:


Recursos tecnológicos utilizados:


Resultado esperado:


Produto final:


Procedimentos avaliativos:


Duração da atividade:


PLANEJAMENTO MÍDIA IMPRESSA

Disciplina:


Tipo de mídia:


Ano:


Editora:


Sinopse:


Série/Turma/Faixa Etária:


Objetivos:


Conteúdo Curricular:


Formas de mediação (procedimentos metodológicos):


Atividades que serão desenvolvidas pelos alunos:


Recursos tecnológicos utilizados:


Resultado esperado:


Sugestão de planejamento

PLANEJAMENTO DO USO DE COMPUTADOR COM INTERNET

Disciplina:

Ciências/Saúde

Série/Turma/Faixa Etária:

3ª série, 09 anos – Ensino Fundamental

Objetivos:

Compreender a importância das vacinas para prevenção de doenças;

Identificar as principais vacinas necessárias á prevenção de doenças nas crianças de 0 a 5 anos;

Produzir textos coesos e coerentes.

Conteúdo Curricular:

Vacinas

Tipos de vacinas

Formas de mediação (procedimentos metodológicos):

O professor levará os alunos ao laboratório de informática e solicitará a leitura de textos de acordo com a seqüência didática dos links. Durante a atividade de leitura, o professor fará intervenções, fornecendo informações e esclarecendo os questionamentos dos alunos, que serão orientados a fazer anotações e navegar pelo dicionário virtual sempre que tiverem dúvida.

Atividades que serão desenvolvidas pelos alunos:

Fazer anotações e navegar pelo dicionário da atividade sempre que tiverem dúvida; produzir textos em dupla sobre a importância das vacinas; elaborar um folder informativo para ser distribuído entre os pais dos alunos de Educação Infantil.

Recursos tecnológicos utilizados:

Computador/internet/impressora

Site:

http://www.canalkids.com.br/portal/barra/clubv.php?u=../meioambiente/index.htm

Resultado esperado:

Produzir, expressar e comunicar idéias utilizando diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.

Produto final:

Folder Informativo

Procedimentos avaliativos:

No processo de avaliação será observado a capacidade dos alunos realizar atividades em pequenos grupos de busca de informações em fontes variadas, a capacidade de cooperar em grupo e acompanhar adequadamente o roteiro proposto pelo professor.

Duração da atividade:

A atividade será realizada em 03 aulas.


Nenhum comentário: