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O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

terça-feira, 8 de julho de 2008

UNIDADE INTEGRADA ISABEL CAFETEIRA RECEBE KIT TELECENTRO COMUNITÁRIO

A Unidade Integrada Isabel Cafeteira, escola da rede pública municipal começou a receber os primeiros equipamentos do Kit Telecentro Comunitário. O Telecentro Comunitário é um programa do Governo Federal realizado através do Ministério das Comunicações. A adesão ao programa é dividida nas seguintes etapas:
1º - Chamada Pública O Ministério das Comunicações publicou, no Diário Oficial da União do dia 01 de novembro de 2006, o EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2006 (Seção 3 Fls 95), assinado pelo Ministro das Comunicações, Senador Hélio Costa, para selecionar prefeituras municipais para execução descentralizada do Programa Federal de Inclusão Digital.
2º - Chamamento das Prefeituras Na oportunidade da publicação da chamada pública nº 01/2006, o ministério utilizou-se, ainda, de telegrama e de e-mail dirigidos aos prefeitos, visando maior publicidade ao referido edital e, conseqüentemente, obter a maior adesão possível.
3º - Cadastramento das Prefeituras:Para o cadastramento das prefeituras, foi disponibilizado, no site no Ministério da Comunicações (http://www.blogger.com/), o formulário no qual as prefeituras incluíram diversos dados referentes às características do município, bem como do local para instalação do telecentro, formando um banco de dados repleto de informações relevantes para o programa.O formulário para cadastramento continua ativo, podendo ser acessado por qualquer prefeitura que ainda não tenha feito o cadastramento.Caminho para cadastramento: http://www.blogger.com/, menu “Inclusão Digital”, “Cadastramento de Prefeituras”, “Formulário”.
4º - Encargos:Para o recebimento do KIT TELECENTRO, as prefeituras devem assinar um TERMO DE DOAÇÃO COM ENCARGOS, no qual se comprometem a disponibilizar: espaço físico com metragem mínima de 48 m2 e infra-estrutura adequada (água potável, iluminação, sanitários, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, provedor de acesso à internet em banda larga ou viabilizar condições para tal, linha telefônica para contato com o Ministério das Comunicações e suporte técnico), sustentabilidade do telecentro, no mínimo 1 (um) assistente técnico e a constituição de um Conselho Gestor. Fique por dentro do que é o Telecentro Comunitário
O QUE É UM TELECENTRO COMUNITÁRIO?Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.
OBJETIVO DE UM TELECENTRO COMUNITÁRIO O objetivo principal dos telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.
PREMISSAS DO PROJETO DOS TELECENTROS:Inserção do cidadão na sociedade da informação por meio da utilização de ferramentas de TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, visando a redução da exclusão digital e social;Implantação de telecentro como um espaço público que permita ao cidadão interagir com outros que já tenham acesso aos recursos das TICs, bem como com o Poder Público, por meio dos Portais de Governo Eletrônico; Utilização de ferramentas (computadores, impressoras, conectividade e outros equipamentos audiovisuais e/ou multimídia), para uso em capacitações e atividades diversas ligadas à Inclusão Digital para todo o público alvo.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS TELECENTROS Entre as diversas atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital pela comunidade local, no Telecentro, destacamos as seguintes:- Uso livre dos equipamentos;- Acesso à internet;- Cursos de informática básica;- Curso de navegação na internet;- Uso preferencial de softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do Governo Federal;- Realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as TICs disponíveis no telecentro;- Produção e compartilhamento de conhecimento coletivo (conteúdos produzidos a partir das capacitações);- Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento;- Oficinas de alfabetização digital.
COMPOSIÇÃO DO KIT TELECENTRO Equipamentos de Informática:- 01 servidor de telecentro;- 10 estações de trabalho;- 11 estabilizadores;- 01 roteador wireless;- 01 impressora a laser;- 01 câmera para monitoramento remoto.Equipamento Audiovisual:- 01 projetor multimídia.Mobiliários:- 21 cadeiras;- 01 mesa do professor;- 01 armário baixo;- 11 mesas para computador;- 01 mesa para impressora.
Por: Multiplicadoras NTE/BC

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