Minha foto
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O BOM MESTRE ESTÁ SEMPRE BUSCANDO NOVOS CONHECIMENTOS

No mundo contemporâneo não há mais fronteiras nem limitação de espaço para o intercâmbio de informação entre indivíduos ou sociedades, seja de qualquer ponto que eles estejam localizados. As tecnologias da informação e comunicação serão transformadas em novos conhecimentos dos que estão em busca de inovação e novos paradigmas. Vale lembrar, o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação é imprescindível para que eles sintam-se preparados no que diz respeito a efetivação das diferentes funções pedagógicas. Com a perspectiva de visão significativa no bojo educacional, obviamente, qualificação aos docentes, os professores formadores que compõe o Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE em Barra do Corda tem realizado oficinas de acesso à internet, portal do professor, planejamento com TV/DVD Escola, etc., já que o desenvolvimento curricular perpassa, inevitavelmente, pelas novas relações com o saber que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) oportunizam e potencializam, articulando a escola com outros espaços produtores do conhecimento, provocando mudanças substanciais no interior do espaço escolar, e construindo, inclusive, uma cultura colaborativa.

CURSO ALUNO INTEGRADO

O curso oportuniza ao aluno conhecimento técnico básico e diversificado no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, prever a melhoria da qualidade do aprendizado, contribui para que tanto alunos quanto professores desenvolvam competências e habilidades para o gerenciamento de laboratório de informática. O objetivo principal do curso é oportunizar a alunos e professores de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), visando a melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a:
• Monitorar diversos ambientes informatizados;
• Auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem;
• Cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.
O Programa contribui para que os alunos e educadores desenvolvam competências e habilidades para o gerenciamento de laboratórios de informática. Somos conscientes de que, o certificado e os conhecimentos adquiridos no curso irão enriquecer e valorizar o currículo, como também, disseminar a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho. Assim, a fim de conscientizar alunos e pais da importância, as formadoras do NTE/BC tem realizado reuniões nas escolas contempladas com programa conforme cronograma abaixo:
14/04/10 UI FREDERICO FIGUEIRA
15/04/10 CE D. MARCELINO DE MILÃO
16/04/10 CE PIO XI
16/04/10 CE ARLINDO FERREIRA DE LUCENA
16/04/10 CE PROF. JOÃO PEDRO FREITAS DA SILVA
28/04/10 CE WOLNEY MILHOMEM
29/04/2010 CE PROF. GALENO EDGAR BRANDES
30/04/2010 CE ARDALIÃO AMÉRICO PIRES

NTE/BC PARTICIPA DAS FORMAÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES DE 1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

No período de 23 a 26/02/2010, as formadoras do NTE de Barra do Corda participaram do encontro de formação continuada para utilização e aplicação do Referencial Curricular do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que reorganiza os conteúdos, as metodologias e os processos avaliativos do ensino e aprendizagem dos alunos da rede estadual, bem como a reestruturação de espaços e tempos escolares. Desde então, este trabalho tem tido continuidade nas escolas CE Wolney Milhomem, CE D. Marcelino de Milão, CE Prof. João Pedro Freitas da Silva, UI Frederico Figueira, CE Pio XI, CE Arlindo Ferreira, CE Ardaleão Américo Pires e CE Prof. Galeno Edgar Brandes. Nestes momentos de formação tem-se enfatizado que as tecnologias devem ser utilizadas na escola para ampliar as opções de ação didática, com o objetivo de criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a curiosidade, a observação e análise, a troca de idéias, de forma que o aluno possa ter autonomia no seu processo de aprendizagem, buscando e ampliando conhecimentos. E que os recursos tecnológicos hoje disponíveis em nossas escolas devem ser usados como ferramentas educacionais e devem ser vistos como um instrumento valioso na prática pedagógica, empregados nas diversas áreas curriculares, na elaboração de trabalhos de investigação, na procura de conceitos, na busca de informação, no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. E que obviamente, trabalhar com essas propostas interdisciplinares ajudará o professor a cumprir com os objetivos propostas em seus planejamentos.