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O Núcleo de Tecnologia Educacional de Barra do Corda foi criado no ano de 1999 e ao longo de sua história procura desenvolver suas ações de acordo com as diretrizes básicas do Poinfo Integrado e órgãos vinculados aos programas de inserção das novas tecnologias nas escolas públicas da rede estadual e municipal. Apresenta como objetivo a integração das mídias existentes nas escolas, como mais uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Somos uma equipe composta de oito formadoras, sendo elas Antonia Vieira Alves, Irene Lima Chaves, Iusa Bílio de Sousa Arruda, Janete de Abreu Cavalcante, Maria Arlete Diniz da Silva, Maria Vanda de Sousa Araújo, Marise Alves Moura, Olga Guimarães Ribeiro.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

NTE/BC PARTICIPA DAS FORMAÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES DE 1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

No período de 23 a 26/02/2010, as formadoras do NTE de Barra do Corda participaram do encontro de formação continuada para utilização e aplicação do Referencial Curricular do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que reorganiza os conteúdos, as metodologias e os processos avaliativos do ensino e aprendizagem dos alunos da rede estadual, bem como a reestruturação de espaços e tempos escolares. Desde então, este trabalho tem tido continuidade nas escolas CE Wolney Milhomem, CE D. Marcelino de Milão, CE Prof. João Pedro Freitas da Silva, UI Frederico Figueira, CE Pio XI, CE Arlindo Ferreira, CE Ardaleão Américo Pires e CE Prof. Galeno Edgar Brandes. Nestes momentos de formação tem-se enfatizado que as tecnologias devem ser utilizadas na escola para ampliar as opções de ação didática, com o objetivo de criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a curiosidade, a observação e análise, a troca de idéias, de forma que o aluno possa ter autonomia no seu processo de aprendizagem, buscando e ampliando conhecimentos. E que os recursos tecnológicos hoje disponíveis em nossas escolas devem ser usados como ferramentas educacionais e devem ser vistos como um instrumento valioso na prática pedagógica, empregados nas diversas áreas curriculares, na elaboração de trabalhos de investigação, na procura de conceitos, na busca de informação, no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. E que obviamente, trabalhar com essas propostas interdisciplinares ajudará o professor a cumprir com os objetivos propostas em seus planejamentos.

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